JEITINHO BRASILEIRO
Todos os dias nós vemos notícias retratando casos e mais casos de corrupção. É político com dinheiro dentro da cueca, político que aprova projetos em benefício próprio, superfaturamento de obras públicas, etc., são tantos absurdos que vemos e ouvimos que já estamos anestesiados, nem tentamos mais contestar. Mas pretendo enfatizar aqui, especificamente, o jeitinho dos eleitores brasileiros.
É fácil apontar o dedo na direção dos que estão nos representando e dizer “ são todos corruptos!”, “são o câncer do nosso país!”, principalmente, quando lembramos dos políticos jurássicos, os quais prefiro nem citar.
O tal jeitinho é a nossa marca e somos conhecidos em outras partes do mundo por isso. Porém, não é motivo de orgulho, pois o jeitinho brasileiro está associado à corrupção. Ele consiste em usar de esperteza, burlando e/ou aproveitando as brechas do sistema, para conseguir benefícios.
Para exemplificar, pense no período eleitoral, em vez do eleitor ter uma postura honesta, votando em um político que tenha princípios de acordo com o interesse coletivo, não, ele vota em alguém que irá atender ao interesse próprio, para solucionar um problema pontual. Desse modo, tem muita gente vendendo voto por camisa, 10 reais, cesta básica, consulta médica, etc., algo que, posteriormente, irá trazer grandes prejuízos não só para quem vendeu. A irresponsabilidade de um ocasiona conseqüências desastrosas para um número bem maior de pessoas.
Por causa desse jeitinho, vários brasileiros têm que sobreviver com um salário mínimo. Salário este que não dá para viver nem duas semanas. Imagina viver com um salário miserável em uma cultura consumista, na qual somos bombardeados cotidianamente por propagandas incentivando a comprar o que não podemos?
Então, antes de exigirmos honestidade dos nossos representantes temos que ser honestos. Quando o eleitor vende o voto, está abrindo brechas, ou melhor, escancarando portas para que os políticos ajam desonestamente.
Há os que dizem que o mundo é dos espertos, mas esse tipo de postura faz com que o nosso Brasil tenha muitos problemas, com milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. As verbas destinadas para a saúde e educação são desviadas e a culpa é nossa também.
É como diz uma passagem bíblica, que sintetizo assim “O Povo só tem o governo que merece”, e parece que temos merecido as atitudes dos políticos do nosso país. Realmente, eles são o espelho da nação.
Comentários
Parabéns pelo Blog ^^